segunda-feira, 22 de setembro de 2014

EDINBURGH SCOTLAND

Edinburgh capital da Escócia


Um lugar muito próprio, cheio de história, lendas e mitos. De onde estamos falando? A resposta poderia vir de uma expressão: BIDE AWEE! Bide o que? Na linguagem gaélica escocesa isto quer dizer, espere um pouco. Mas em inglês espere um pouco não seria, wait a bit? Seria, mas estamos falando da escócia, onde tudo é muito próprio.
Enquanto os romanos se instalavam ao sul e no centro da ilha da Grã-Bretanha, na província da Britânia e criavam a cidade de Londinium que mais tarde seria chamada Londres, ao norte, as tribos celtas dos pictos e dos escotos(scots) instalados na Caledônia formariam no ano de 843 o Reino da Escócia sob o reinado de Kenneth I. 

Fazendo parte do Reino Unido desde 1707, a Escócia não perdeu sua identidade, e tem em Edinburgh a sua capital desde 1492 que na cidade velha, mantém as características de cidade medieval típica das encontradas na Europa do Norte. Situada nas Lowlands, o cinturão central da Escócia, ao sul das Highlands e ao norte das Southern Uplands.

Trem para Edinburgh partindo de Londres

Uma excelente forma de conhecer Edinburgh é partindo de Londres, pegando um trem na estação de King Cross St Pancras e ir confortavelmente apreciando as belas paisagens rumo ao Norte, até desembarcar em pleno centro de Edinburgh na estação que fica na Princes Street Gardens. Mas passará pelas muralhas perto de Manchester, local de orgulho escocês, ponto marcado por ter sido o local nunca ter sido atravessado pelos romanos, para atingir o território escocês.

Longe de ser um local agitado, normal dos grandes centros, Edinburgh é um lugar tranqüilo e acolhedor. A cidade, com por volta de 450.000 habitantes, tem muito a oferecer para quem gosta de sair do lugar comum e aproveitar os belos e bem cuidados jardins da cidade.

Jardins muito bem cuidados com vista maravilhosa

Edinburgh em seu lado histórico, é divida em duas partes pelo Princes Street Gardens ao meio, aonde era um pântano chamado Nor´Loch. A cidade foi acometida por dois grandes incêncios que modificaram o perfil da cidade. Um deles em 1824, e o outro em 2002.

A estação de trem no meio do Princes Street Gardens 

Princes Street Gardens dividindo a cidade

Na parte sul, a Old Town, parte acidentada com picos famosos o Arthur´s Seat, o Calton Hill e um extinto vulcão, o Castle Rock aonde está o castelo de Edimburgo, além da Catedral de St. Giles, o palácio de Holyrood, a Royal Mile, o Museu Real da Escócia e a Universidade de Edinburgo.

Castle Rock e o castelo de Edinburgh

Ao norte, está a New Town, parte da expansão da cidade em 1766 projetada por James Craig, e a famosa Princes Street.

Do alto do castelo, a vista da New Town

Uma boa forma de ter idéia completa da cidade, é ir até o castelo de Edinburgh. Do alto de suas muralhas, a cidade se mostra por completo. Mas fique atento pois diariamente algum dos canhões do castelo são acionados, e não pense que a cidade está sendo invadida por algum povo medieval. Mas por entre as muralhas do castelo, esta é uma impressão iminente. 

Os canhões do castelo são disparados diariamente

Andar ou fazer um tour por Edinburgh é um must. As casas, construções típicas, as placas, algumas no idioma gaélico, são bastante originais.

Por todos os lados, a cidade encanta

Muitas estórias fantasmagóricas por certo serão ouvidas. Arranje um tempo e programe um tour pela Scotch Whisky Experience na 354 Castlehill, uma réplica de destilaria, aonde conhecer os processos e as mais variadas formas e tipos regionais do famoso whisky escocês serão apresentados. Se preferir cerveja, faça um tour pela Stewart Brewing na Until 5, 42 Dryden Road uma cervejaria independente fundada em 2004 e especializada em fazer cervejas da mais alta qualidade.


Jardins ao pé do Scotish Monument

Conhecer o Holyrood Park aos pés da Royal Mile, ou os 70 acres do Royal Botanic Gardens são outras atividades recomendadas. 

Enfim, conhecer Edinburgh é uma Bacainaglia. O escocês orgulhoso de sua valentia e coragem, de seus heróis, notadamente William Wallace e Andrew Moray, de seus fantasmas e monstro do lago Ness. De seus castelos, jardins, whisky e do saiote kilt. Tudo muito com jeito de Escócia. Mas vá preparado. Não espere pegar muito calor na cidade. A temperatura não passará dos 20 graus, nem no verão, e no inverno não superam os 6 graus. E se puder, compre um dicionário escocês-inglês pois poderá ouvir que forenoon é manhã e não morning como na Inglaterra.

Entrada principal do castelo de Edinburgh

Afinal, a Escócia não é a Inglaterra e você talvez se sinta um pouco Harry Potter andando pela cidade.

Um comentário:

  1. Fine Luxury Property is now one of the most established real estate websites in the world and the place to find Portuguese real estate. Portuguese properties and visitors come from all over the world in search of the best and luxurious properties in Lisbon, the capital of Portugal.

    ResponderExcluir