terça-feira, 26 de agosto de 2014

BACAINAGLIA em Rothenburg - Bacainaglia at Rothenburg/Germany



Rothenburg ob der Tauber - Alemanha

Que tal entrar no túnel do tempo e passear pela Idade Média? Não precisaria nem ter uma grande e poderosa máquina para isto. Basta atravessar o fôsso, passar por onde era a ponte levantadiça e cruzar os portões originais de Rothenburg. A cidade ainda fica dentro das muralhas que protegiam a cidade.


Existem muitas passagens, mas Galgentor é a porta de entrada para a cidade

Muralhas, torres, muros, fontes e casas da época medieval ainda estão lá. Preservadas e levando o público à Idade Média. Situada no vale do rio Tauber, a cidade chamada Rothenburg ob der Tauber, ou Rothenburg acima do Tauber, tinha problemas de abastecimento, mas fontes como a de Herterich com oito metros de profundidade e 100.000 litros de água, garantiam seu abastecimento, mesmo quando foi sitiada na Guerra dos Trinta Anos pelas tropas do General Tilly.


A cidade se desenha acima do vale e é protegida por muralhas

Tudo é misteriosamente agradável de se ver e descobrir em Rothenburg. Muitas casas ainda mantém as placas designativas de profissões dos moradores, comum na época medieval,  em que nem sobrenome as pessoas tinham. Muitos sobrenomes alemães vieram das profissões exercidas e descritas em placas. Assim, Schneider, dentre muitas, vem de alfaiate ou aquele que "cortava" tecidos.


Placas de ferro nas fachadas, mostravam profissões ou comércio

A partir de seu portão principal, a vista já mostra as casas muito bem cuidadas, floridas e as janelas com as cortinas brancas cheias de babados delicados. Algumas mantém inscrições na fachada escritas em gótico e claro, no idioma pátrio, inseridas entre as divisões da arquitetura enxaimel.


Casa de mais de mil anos excepcionalmente preservadas

Ainda pode se deparar com artesãos típicos, lembrando figuras medievais, como alguém escrevendo a fogo, em placas de madeira, formando lembranças personalizadas do local.


Placas de madeira escritas a fogo por artesão local

Suba até a torre principal. De seus 60 metros de altura, poderá observar a cidade e seus tetos e telhados pitorescos.


A torre é um excelente exemplo medieval

Alguns telhados mantém decorações interessantes como cegonhas esculpidas em madeira, com ninhos sobre a chaminé. Parecem de verdade. A cidade é um verdadeiro conto de fadas.


Cegonhas esculpidas em madeira no teto

Ruas estreitas onde automóveis tem horário restrito para circular, são preferencialmente utilizadas por pedestres e carruagens. Assim é o estilo de conhecer a cidade que ainda em adição, mantém um espírito natalino durante todo o ano. O visitante poderá encontrar jovens entoando canções natalinas, em plena rua, em uma esquina qualquer.


Jovens alemães à caráter cantando pelas ruas

Ou quem sabe, dar um passeio no típico ônibus que leva presentes de Natal, durante o ano inteiro. É muito bom, andar por Rothenburg. Na fachada, onde é o ponto do ônibus, pode-se ler Weihnachtsdorf, ou Aldeia do Natal. É o espírito natalino que vive o ano todo.


O antigo ônibus de Natal de Rothenburg

Quer mais Natal? Entre em uma loja de souvenirs e leve um boneco nutcracker , ou quebra-nozes. Uma noz em sua boca, uma alavanca no pescoço e pronto! A noz está aberta para comer. Mas fique tranquilo que existem peças bem pequenas para levar e decorar sua casa quando voltar.


O boneco Nutcracker

Há um doce típico na cidade que deve ser provado. São as famosas Schneeballs, ou bolas de neve, em vários sabores, cores, recheios e tamanhos. São como suspiros e os alemães não economizam no tamanho das mesmas. 


A famosa Schneeball

O ponto central da cidade é a Praça do Mercado. Lá turistas do mundo todo ficam se esbarrando e os grupos marcam ponto de encontro. Há restaurantes, bares, lojas e local para descansar, até decidir aonde ir depois. Para entrar e para sair de Rothenburg, tudo é uma passagem no túnel do tempo. Olhar para trás, ou para frente, parece que o tempo não passou neste local.


Entrando ou saíndo, Rothenburg mantém seu charme

Ir embora da cidade é dizer adeus à Idade Média e para um local que soube chegar até nossos dias, preservando e mantendo suas raízes intactas. Indo embora? Que tal voltar algum dia? Ela estará da mesma maneira como a centenas de anos. Rothenburg é relamente uma grande Bacainaglia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário